Seja bem vindo! (64) 3050-3910 -

Telefone: (64) 3050-3910

Suporte
Financeiro

Endereço:

R. 14 , N° 517 - Jardim Goiás, - Rio Verde - GO

AS 4 PRINCIPAIS FORMAS DE PAGAMENTO

Diferentes formas de pagamento podem te ajudar a sua empresa com diferentes clientes, pois cada um tem sua preferência, mas como sua empresa pode se adaptar a isso? Segue comigo que eu te mostro.



Ao trabalhar com venda de serviços e/ou produtos, uma empresa deve ter diferentes formas de pagamento. Isso se dá porque os clientes tem diferentes preferências, por exemplo, um cliente pode optar por um pagamento utilizando um cartão de crédito, enquanto outros nem sequer o possuem.

Para que você possa definir o tipo de pagamento que a sua empresa irá aceitar, deve ser levado em conta vários fatores para que assim tenhamos o melhor aproveitamento de tudo isso de acordo com o seu negócio, uma loja virtual, por exemplo, trabalha bem utilizando cartões de crédito e boleto bancário, mas não teria o dinheiro como um método a ser utilizado.

E claro, o principal meio de definir isso, é levando em consideração os pontos positivos e negativos de cada forma de pagamento.

Esse processo, por mais que pareça ser simples, deve levar em consideração alguns pontos para que assim possa ser encaixado nas vendas, levando em conta desde a venda, até as operações e relatórios que você precisa.

Três perguntas que devem ser levados em consideração:

1. Quanto isso irá lhe custar?

O custo das formas de pagamento adotadas, está ligado na maior parte dos casos, aos custos por operações realizadas por intermediários, instituições financeiras. Quanto mais benefícios e facilidades você tiver, maiores serão as taxas cobradas. Por isso, esse deve ser um ponto a ser observado de maneira mais criteriosa quando for colocar tudo isso em prática.

2. É viável para o meu negócio?

Mesmo sabendo que você quer apoiar e utilizar todas as formas de pagamento para a maior facilidade do seu cliente, infelizmente nem todas estão 100% disponíveis para todo negócio, alguns apesar de parecer fácil, como por exemplo a emissão de boletos, se não for bem administrado, pode acarretar vários problemas futuros, como o aumento exponencial do número de devedores.

3. Isso será bom para o meu cliente?

O pagamento é uma parte da experiência do seu cliente, dentro do seu negócio, ou seja, isso deve ser levado em conta pensando em pontos como segurança, facilidade e agilidade . Pois assim você conseguirá atender bem o seu cliente desde o momento da compra, até a forma de pagamento. Formando assim um ciclo completo.

E FINALMENTE, AS 4 FORMAS DE PAGAMENTO MAIS UTILIZADAS HOJE

1. Dinheiro
Formas de Pagamento
Quando falamos em formas de pagamento, podemos considerar o pagamento EM DINHEIRO como sendo mais antigo e tradicional. Trabalhar com essa forma de pagamento se torno um meio obrigatório nos estabelecimentos, já que tem como principais vantagens o recebimento em fluxo de caixa IMEDIATO e claro, o CUSTO ZERO quando se fala em operações realizadas por instituições intermediárias.

2. Cheque

Cheque
Esse método é menos utilizado atualmente, e o motivo é por conta da substituição por formas mas fáceis  seguras. O uso de cheque só é feito em casos específicos pois demanda uma credibilidade maior do cliente final.
A vantagem do uso de cheques também está na possibilidade do parcelamento, utilizando cheques pré-datados. Porém isso da um certo risco ao empresário, que pode ser solucionado ao contratar uma empresa especializada em cobranças, para que assim a possível inadimplência do seu cliente possa ser reduzida a quase zero.

3. Cartões
cartão
Talvez a forma mais utilizada atualmente no mercado seja o pagamento via cartão, seja ele de crédito ou débito. Dentre suas vantagens estão a facilidade, a comodidade, por não precisar portar nenhum outro documento, a rapidez no recebimento para o estabelecimento. E ainda conta com o pagamento parcelado, nos casos de cartões crédito, onde o cliente tem um prazo maior para efetuar o pagamento, mesmo que o valor caia antes para o empresário.

É extremamente recomendado que para produtos com o valor maior do que o comum, seja oferecido essa maneira de pagamento para o cliente, pois portar uma alta quantia em dinheiro se torna um risco ao seu cliente final.

E como nem tudo são flores, o pagamento via cartão é sim uma ótima opção, porém é o que acarreta a maior taxa administrativa para ser aceito, pois você se torna 100% dependente de intermediadores que taxam  o seu recebimento. E nem sempre são taxas amigáveis.

4. Boleto Bancário
Boleto

A emissão de boletos é uma forma prática de efetuar vendas e cobranças, pois o empresário emite o boleto em NOME e CPF do cliente, o entrega a ele, podendo ser feita a entra via digital ou física e cabendo ai o cliente efetuar o pagamento até a data de vencimento.

Por fim, é importante citar que as formas de pagamento devem ser levadas sim em consideração quando for montar seu plano empresarial. O pagamento via CHEQUES e BOLETOS já são muito utilizados atualmente, e apesar do risco de inadimplência, facilita na hora da cobrança.

A Concórdia Assessoria por exemplo, ajuda você a efetuar a cobrança desses débitos, e pode até mesmo levar a dívida para ser cobrando em forma JUDICIAL.